Através do curso Introdução à Educação Digital tem-se reforçado a idéia de que a informática deve ser adotada na prática escolar como mais uma ferramenta multidisciplinar, para enriquecer o trabalho do professor, logo é esse quem tem que decidir qual a melhor maneira de fazer uso desse recurso para deixar suas aulas mais dinâmicas. Não quero aqui dizer que o professor deva entender tudo sobre tecnologia, mas que pelo menos precisa saber sobre os riscos on-line e como esse recurso pode auxiliar o aluno na construção do conhecimento.
O importante é que cada professor não pode perder tempo, deve ir atrás de informações, pois vivemos em uma era em que as informações nos bombardeiam a todo o momento, somos a sociedade da informação, então mesmo quem não quer se informar não consegue passar ileso por esse turbilhão. Temos que dar a devida atenção à educação através das mídias, e começar desde cedo para que a criança de hoje não seja o adulto confuso e desinformado de amanhã.
Segundo Valente os computadores estão propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem devido, principalmente, a variedade de programas para auxílio do ensino e da aprendizagem. Entretanto, o uso de recursos midiáticos deve levar o aluno a desenvolver a inteligência de forma que se consiga uma cultura flexível, crítica e criativa. Apesar de tudo não podemos perder o foco de que o computador, assim como o livro ou qualquer outra mídia, é apenas uma ferramenta, um meio, e que informação não é educação.
“As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista. A pessoa autoritária utilizará o computador para reforçar ainda mais o seu controle sobre os outros. Por outro lado, uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.” (Moran, 1995)
Veja mais informações nos endereços abaixo:
http://www.api.adm.br/ufrj/Valente.htm