Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

AS TECNOLOGIAS E O PAPEL DO EDUCADOR


Através do curso Introdução à Educação Digital tem-se reforçado a idéia de que a informática deve ser adotada na prática escolar como mais uma ferramenta multidisciplinar, para enriquecer o trabalho do professor, logo é esse quem tem que decidir qual a melhor maneira de fazer uso desse recurso para deixar suas aulas mais dinâmicas. Não quero aqui dizer que o professor deva entender tudo sobre tecnologia, mas que pelo menos precisa saber sobre os riscos on-line e como esse recurso pode auxiliar o aluno na construção do conhecimento.
O importante é que cada professor não pode perder tempo, deve ir atrás de informações, pois vivemos em uma era em que as informações nos bombardeiam a todo o momento, somos a sociedade da informação, então mesmo quem não quer se informar não consegue passar ileso por esse turbilhão. Temos que dar a devida atenção à educação através das mídias, e começar desde cedo para que a criança de hoje não seja o adulto confuso e desinformado de amanhã.

Segundo Valente os computadores estão propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem devido, principalmente, a variedade de programas para auxílio do ensino e da aprendizagem. Entretanto, o uso de recursos midiáticos deve levar o aluno a desenvolver a inteligência de forma que se consiga uma cultura flexível, crítica e criativa. Apesar de tudo não podemos perder o foco de que o computador, assim como o livro ou qualquer outra mídia, é apenas uma ferramenta, um meio, e que informação não é educação.

As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista. A pessoa autoritária utilizará o computador para reforçar ainda mais o seu controle sobre os outros. Por outro lado, uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.” (Moran, 1995)

Veja mais informações nos endereços abaixo:

vivenciapedagogica

http://www.api.adm.br/ufrj/Valente.htm

GALERA DO CURSO

Fotos tiradas na realização do curso Introdução à Educação Digital, no período de 06/10/08 a 10/10/08.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS

No vídeo abaixo vemos como as figuras geométricas estão presente no nosso dia-a-dia, como elas são chamadas em matemática e como se constroi um poliedro.

POLIEDROS

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

EDUCAÇÃO DIGITAL - O CURSO

Meu interesse pelo curso de mídias surgiu antes de ser anunciado pelo proinfo, na verdade foi quando instalaram os computadores na escola e eu sem saber como operar com o sistema Linux ficava toda atrapalhada para orientar os professores e alunos no uso diário.

Quando a primeira turma veio fazer o curso na escola imaginei que iria ser inscrita, mas isso não aconteceu, e o curso ainda foi ministrado nos turnos da manhã e tarde, eu não tinha acesso, depois vieram outras turmas e uma delas aconteceu à noite, nessa época eu já tinha “apanhado” bastante e já não me perdia tanto. com o curso acontecendo no meu turno de trabalho no laboratório pude ficar observando alguns comando que ainda não sabia, que me valeram à pena tanto que me propus atá a orientar alguns professores e com isso só aprendi cada vez mais.

Em fim chegou a minha vez de receber a capacitação, agora com certeza tirarei todas as minhas dúvidas e as que ainda persistirem irei atrás de sana-las através do material que recebi.

Minhas expectativas são muitas pois sei que além de me informar a respeito de comandos básicos para o funcionamento também teremos informações sobre aplicação dessa mídia na educação. E a grande motivação foi saber quem seriam as tutoras, não desmerecendo aos outros, apenas por preferência.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...